Youtube: ganhar dinheiro com ele é mais fácil do que você imagina.

Olá, querido(a) leitor! 

O assunto de hoje é uma grande promessa para os próximos anos: ele já é a maior rede de buscas em vídeo da internet – o Youtube.

Então, se esse assunto é do seu interesse, pega o cafezinho, o suco ou a bebida de sua preferência e chega mais, porque você só tem a ganhar com esta leitura!

Ah e, como de costume, não esquece o bloquinho de anotações.

Vamos nessa? Vou fazer algumas perguntas ao longo deste artigo e quero que você entenda que, principalmente quando se fala no Youtube, a grande chave para o sucesso é fazer as perguntas corretas!

Sendo assim, começando com aquela pergunta que eu sempre faço:

Mulher olhando para a câmera através de uma lupa.

Será que o Youtube funciona?

É provável que você utilize o Youtube com frequência, ou será que eu errei?

Entenda que, se você souber utilizar essa grande ferramenta estrategicamente no seu negócio, ela pode lhe dar em poucos anos os resultados que você demoraria décadas para obter – sem falar que a escala da internet te permite ganhar muito mais, com menos.

Então, vou iniciar nossa conversa e lhe responder se funciona ou não funciona essa ferramenta lhe mostrando alguns dados.

Confira os números do Youtube

  • O Youtube foi fundado em 2005 e se tornou a maior rede de buscas em vídeos do mundo. Ao longo de 2021, ele computou 2 bilhões de acessos mensais no mundo todo.

Já no Brasil,

  • 96.4% dos brasileiros conectados usam o YouTube, que é a rede mais usada no Brasil de acordo com o Relatório Digital 2021;
  • 69% passaram a usar mais o Youtube na pandemia, sendo 63% para assistir lives;
  • 86% acessam o Youtube ao menos uma vez no dia;

E tem mais

  • 44% passam, no mínimo, 5 horas por semana na plataforma;
  • 63% acessam para ouvir música;
  • 55% acessam para aprender por meio de tutoriais;
  • 49% assistem vídeos de humor;
  • 13% postam seus próprios vídeos;
  • 11% divulgam suas marcas, produtos e serviços;
  • 61% estão inscritos em canais de marcas ou empresas.

Viu esses números? Você está deixando dinheiro na mesa por ainda não ter decidido começar no Youtube.

Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta? Sendo assim, continue a leitura!

Pessoa lendo em seu notebook.
Mulher lendo em seu notebook.

O Youtube ainda é um oceano azul

Conheça os benefícios de começar a se posicionar nessa plataforma:

  • Não existe concorrência, se comparado às redes sociais

Como consta nos dados, pouca gente utiliza o Youtube para postar os próprios vídeos (13%) e divulgar suas soluções (11%). Nesse sentido, você não estará entrando para uma plataforma saturada com muita concorrência, não. Ao contrário, você estará entrando para um mar de possibilidades onde não existe concorrência – se existe, é pequena e, ainda, você pode aprender a se diferenciar dela.

Obs.: Devo dizer que nem mesmo nas redes sociais existe tanta concorrência se você souber se diferenciar.

  • Você transmite autoridade e o Youtube te premia

Não é fácil falar por muito tempo sobre um determinado assunto. Assim sendo, se você costuma fazer isso e postar em vídeo lá na plataforma, ela te premia entregando seu conteúdo para mais pessoas. Dessa forma, a percepção de que você é autoridade aumenta, tanto para o público, quanto para o algoritmo da plataforma.

  • O Youtube se encaixa perfeitamente na sua estratégia de conteúdo

Dentro do Marketing de conteúdo, encontramos e-mail marketing, SMS Marketing e encontramos também o Vídeo Marketing.

No vídeo Marketing, existem os Vídeos Verticais, os vídeos do Tiktok e o Marketing no Youtube, que também é uma excelente estratégia de conteúdo. Não desmerecendo as outras plataformas, estar no Youtube significa que você vai estar se posicionando – ou vai estar posicionado – para aqueles 96.4% dos brasileiros conectados que acessam a plataforma, lembra? Assim, o crescimento vira questão de tempo.

  • Você pode vender todos os dias através do Youtube

Entenda: Potenciais clientes que vêm através do conteúdo custam mais barato e são mais qualificados a comprar de você – e os que assistem aos seus vídeos são ainda melhores nesse sentido. Considerando esses fatos, você pode oferecer produtos e serviços nos vídeos e deixar os links deles disponíveis na legenda. Esses produtos e serviços podem ser vendidos todos os dias, o que a gente chama de “vender no perpétuo”.

Somando-se a isso, há a possibilidade de fazer anúncios no Youtube através do Google Ads: é mais uma forma de monetizar o conteúdo através desta grande rede de buscas.

  • Você pode ganhar renda passiva com o Youtube

Os links na descrição, que comentei no item anterior, e a criação de conteúdo podem te dar renda passiva com o passar do tempo. Isso é muito importante frisar: renda passiva é aquela renda que você ganha sem trabalhar ativamente. Então, já sabe!

São muitas oportunidades e elas não param por aí: existem também novas profissões que surgiram com o advento do Marketing Digital e são muito importantes atualmente. Por isso, resolvi trazê-las como um bônus: conheça-as e entenda qual delas se adequa melhor ao que você procura, se procura, que talvez seja uma forte possibilidade de transição de carreira.

Que oportunidades eu terei na carreira ao trabalhar com vídeos?

Confira as oportunidades profissionais que o Youtube lhe oferece:

  • Você pode ganhar dinheiro sem aparecer, sendo estrategista do canal

Entendendo de todo o planejamento, você pode cuidar da inovação e da otimização do canal, sendo responsável pelo conteúdo, pela pesquisa e direcionamento dentro da rede: para onde o potencial cliente vai, o que você vai indexar para um bom ranqueamento, o que vai trabalhar, o que o cliente precisa no canal dele, etc.

Segundo Camilo Coutinho, um dos maiores estrategistas de Youtube, você será o grande maestro que irá coordenar a estratégia desta rede e saberá tudo sobre o canal do cliente e como o encontrarão nas buscas.

  • Você pode ganhar dinheiro como filmmaker

Ao dominar toda a parte técnica de equipamentos e filmagem, você poderá obter seus primeiros clientes como Filmmaker. Aliás, dentro dessa profissão, há também o logger, que faz o backup de tudo que foi gravado, além de haver outras áreas afins, como: especialista em lentes, diretor de arte. São muitas possibilidades, mesmo.

  • Você pode ganhar dinheiro como editor de vídeo

O editor muitas vezes é um grande contador de histórias e trabalha junto com roteiristas e filmmakers para entender como contar essa história e montar esse vídeo. Ao entender como isso funciona, você pode ganhar a vida sendo responsável por fazer os cortes nos vídeos – algo que leva tempo e, por isso, os criadores de conteúdo precisam delegar.

E não pára por aí

  • Você pode ganhar dinheiro como roteirista de vídeo

O Roteirista estratégico, ou Copywriter de vídeo, entende os tons e coloca no roteiro o que e como você deve falar, bem como o que deve acontecer na edição e na filmagem em cada parte do roteiro para ajudar, junto com o próximo profissional, a entender a retenção do conteúdo: se aquele conteúdo chama e retém a atenção do público. O roteirista faz falta em redes que dependem da retenção e do tempo na página (watch time).

  • Você pode ganhar dinheiro com relatório e análise de métricas

Este profissional cuida da otimização dos vídeos, SEO e todos os pontos importantes na hora de subir seu vídeo no Youtube. Ele faz com que as palavras, frases, pesquisas e consultas feitas na busca sejam condizentes com a otimização para mecanismos de buscas (SEO). Então, é um profissional analítico que testa e questiona, por exemplo, por que a Thumbnail não teve cliques, por que o título não converteu, etc.

  • Você pode ganhar dinheiro com Social Video

Segundo Camilo Coutinho, estrategista de Youtube, Social Vídeo é um Social Media turbinado. Ele é um Social Media que entende de vídeos – e essa é uma lacuna dentro desta profissão que cuida das mídias sociais, ou seja, é o mercado mudando para atender os clientes da melhor forma possível. Já pensou nisso?

Eu pude lhe mostrar algumas oportunidades, mas vai muito além disso. Ainda há outros caminhos profissionais que você pode escolher na sua trajetória, considerando que estamos em plena transformação digital. Um deles é o do Thumb Maker, o designer estratégico que cria as melhores capas para os seus vídeos para que ele seja clicável. Você já conhecia esse termo?

Parece que são muito mais do que inúmeras oportunidades de ganhar dinheiro, não?

Me conta: você já sabia de tudo isso?

Vamos para o último passo:

O que eu preciso fazer para dar certo no Youtube?

“Quero começar a ter resultados no Youtube. O que devo fazer?”

Preste atenção:

  • Alinhe as expectativas

Aqui, você deve entender que a sua audiência quer que você entregue conteúdo antes de pedir alguma coisa. Sendo assim, sirva a todos antes de querer ganhar algo – e pare de pedir no início do vídeo para a audiência curtir, se inscrever, compartilhar.

Além disso, entenda que você não se torna um profissional só por postar no Youtube.

Isso não basta. Você precisa ter estratégia. Por exemplo, o seu consumidor em potencial pode acabar pesquisando no Google, no chat das redes sociais e no YouTube a mesma dúvida. O que você vai fazer é eternizar a resposta que ele procura nos resultados de busca do Youtube. 

Depois que você aprender a fazer isso da melhor forma, você estará trabalhando rumo ao sucesso no digital.

Indo além, saiba que vídeo é mais importante do que você pensa.

Por exemplo, páginas de vendas convertem até 70% melhor quando possuem vídeo.

Vídeo converte até 1200% mais do que outros materiais. Sacou?

Por fim, entenda que existem diferentes distribuições de conteúdo nas redes sociais.

No Instagram, o algoritmo te manda mais do que você demonstrou que gosta, com base no que você busca.

No Youtube, você é quem vai atrás do conteúdo. Ele é uma rede de pesquisa e te oferece nas primeiras pesquisas conteúdo o mais próximo possível do que você procura.

Então, para concluir este item: Você precisa ter consistência. É como se o seu canal do Youtube fosse a sua equipe de vendedores perpétuos. Poste sempre! Foque no longo prazo, porque não adianta postar um vídeo uma vez na vida. E não faça vídeo de qualquer jeito.

Foco no próximo item da lista

  • Saiba usar as palavras-chave

Antes de postar um vídeo, se pergunte: quais palavras o potencial cliente precisa buscar no Youtube para que o meu vídeo seja encontrado por ele? Não pode ser o seu nome, o nome do produto, ou o nome do seu canal.

Por exemplo: se o cliente está pesquisando como criar uma página que converte e o seu vídeo é sobre isso, as palavras-chave devem estar relacionadas com essas palavras que ele usa na busca, que, por sua vez, farão com que ele te encontre.

Total atenção agora

  • Peça ajuda de um profissional ou estude a ferramenta com profundidade

Você precisa postar vídeos que capturem a atenção do lead, mantenham-no envolvido, assistindo ao seu conteúdo até o final (retenção). O conteúdo deve ter uma capa atraente (thumbnail) e um título chamativo, sem falar das palavras-chaves e de toda a otimização necessária que você deverá fazer – e que você pode aprender simplesmente estudando, testando e perguntando para quem entende.

Mas você só vai saber se testar e tentar!

Assim, você saberá as perguntas corretas a se fazer, lembra?

Sabendo que isso pode te ajudar, vou encerrar o artigo com dicas valiosíssimas agora. Aproveite.

O valor nas suas mãos.

Dicas finais

O Youtube baseia seu algoritmo em 6 itens, que são: início de sessão, duração de sessão, final de sessão, consistência (o quanto você posta, com qual freqüência), histórico do usuário e comunidade (interação com outros conteúdos). Essa é a chave para você começar a treinar e entender o funcionamento da rede desde já. Sendo assim, eu já respondo a última pergunta:

Quando devo começar no Youtube?

Já que ontem é passado e é impossível iniciar algo novo, você deve começar hoje. Você deve começar agora! Mão na massa.

Amanhã pode ser tarde. Vai que esse artigo bombe, não é?

Brincadeiras à parte, espero que o artigo tenha lhe ajudado! Afinal, o Youtube ainda vai crescer muito nos próximos anos.

Um abraço.

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