Google – Google Ads: Plataforma de vendas que não se compara a nenhuma outra

Olá, querido(a) leitor! Seja muito bem-vindo!

O assunto de hoje é nada mais, nada menos que a maior ferramenta de buscas da internet – o Google – e, também, a sua plataforma de anúncios – o Google Ads.

Dessa maneira, se você apareceu por aqui é porque, de alguma forma, o assunto lhe interessa. Sendo assim, pega o cafezinho, o suco ou a bebida de sua preferência e chega mais, que a conversa vai ser boa!

Não esquece o bloquinho de anotações.

Vamos nessa? Então, vamos! Começando com a pergunta que não quer calar:

 

Menina feliz olhando através de sua magnífica lupa em um fundo azul.

O Google funciona?

Todos nós já utilizamos o Google para pesquisar na internet, certo?

Se você souber utilizar a ferramenta como aliada no seu negócio, ela pode se tornar a sua máquina de fazer dinheiro.

Os números do Google são assustadores de tão grandes. É com eles que eu vou iniciar nosso papo, lhe respondendo se funciona ou não funciona essa ferramenta.

Confira alguns dados:

 

  • 90% das pesquisas de toda a internet são feitas no Google;

  • 9 em cada 10 sites têm parceria com o Google para anúncios em banners;

  • Youtube, Gmail e aplicativos (para Android e iOS) contêm anúncios veiculados através do Google;

  • Só no Brasil, mais de dezenas de milhares de pessoas anunciam no Google, o que torna plenamente possível afirmar que, quando você está fora do Google, quem perde dinheiro é você – o Google ganha dinheiro quando você ganha dinheiro;

  • Dentre 20 milhões de Pequenas e Médias Empresas brasileiras, cerca de 2 a 3% anunciam no Google. Ou seja, anunciando no Google, você entra para um grupo seleto de pessoas que realmente estão lutando pelo sucesso de suas empresas;

Viu só? Você pode mudar completamente o rumo do seu negócio com a simples decisão de começar a anunciar no Google.

Quer saber mais? Vem comigo!

 

Menina sorridente fazendo um gesto de venha aqui, em frente a um fundo roxo.

O Google é prioridade – não é opção

Conheça os benefícios de aparecer nas buscas do Google:

  • Ele é o número #1

O Google é a ferramenta de vendas número #1. Nada se compara ao Google.

Sendo assim, não foque, por exemplo, nas redes sociais e esqueça o Google: lá é onde 90% das buscas no Brasil são feitas – você provavelmente pesquisa diariamente lá e precisa considerá-lo.

  • Você se posiciona à frente ou junto da concorrência

Se quem está procurando seu produto não lhe encontra nas primeiras posições, quem acaba vendendo para ele é o seu concorrente.

Por isso, é essencial estar no topo do Google: ele é o principal canal de vendas da internet e, estando lá, você se posiciona à frente ou, ao menos, junto de quem concorre contigo pela venda de produtos e serviços aos seus clientes.

  • Ele lhe oferece a rede de display

O Google não engloba só a rede de pesquisas, da qual estávamos falando no início do nosso papo. Ao contrário, ele também possui a rede de display – uma parceria com a maioria dos blogs e sites do Brasil, que disponibilizam espaços publicitários para que você possa anunciar através de banners: 9 em cada 10 sites têm uma parceria com o  Google.

  • Ele lhe possibilita anunciar também no Youtube, no Gmail e em Apps

Além de todos os benefícios oferecidos pelo Google, o Youtube, que é considerado a nova TV, também é do Google.

Sem falar que os anúncios no aplicativo são feitos no Google – e os do Gmail também.

  • Você alcança todos os seus potenciais clientes por um preço baixo

Quando você começa a anunciar no Google, você vai gradativamente entendendo melhor a ferramenta e obtendo mais resultados, também por causa do algoritmo, que vai ficando mais inteligente.

Assim, você alcança todos os seus potenciais clientes e vende muito mais, alcançando todos com o menor custo, porque você vai atender quem de fato vai comprar de você.

  • Você ganha o poder da ultrassegmentação

O Google é essencial, porque ele tem muito alcance e poder de segmentação, a chamada ultrassegmentação: ele sabe mais sobre você do que você imagina, por exemplo, sabe onde fica seu celular, onde você mora e trabalha.

Sendo assim, anunciando lá, isso lhe ajuda a encontrar o seu público ideal através da ultrassegmentação – o que lhe faz economizar dinheiro ao anunciar exatamente para o público certo na hora certa.

  • Você aparece para o potencial cliente no momento certo

Você aparece no momento certo do potencial cliente. Se ele está pesquisando ou estudando sobre um assunto, é o momento de você oferecer sua solução para ele e, com o Google, isso é extremamente possível.

  • Você aparece para o potencial cliente DE GRAÇA

Aparecer para o público certo é de graça. Você paga apenas por uma ação do usuário – que pode ser um clique ou uma conversão. Esse é mais um dos motivos pelos quais você deve anunciar no Google.

  • Você vende diretamente ao cliente

É possível vender diretamente ao cliente – a chamada venda direta. Dessa forma, não precisa criar conteúdo e se expor na internet, porque as pessoas que te encontram já estão extremamente interessadas na sua solução. Muitas delas estão, inclusive, no seu momento de compra – que é quando começam a pesquisar soluções na internet.

  • Só uma observação

O ponto é: os anúncios online não excluem a importância de preparar o terreno para as vendas de forma manual, a fim de aparecer nas buscas organicamente. Isso é possível com ajuda da otimização para os mecanismos de busca (SEO). Você sabe como funciona?

Então, funciona assim: quando o potencial cliente deseja saber se o seu produto ou serviço é bom e é real, ele pesquisa no Google e encontra artigos sobre o assunto.

Por isso, também é importante postar bons artigos que gerem tráfego qualificado e interessado nas suas soluções. Dessa forma, também aumentarão as chances de vender ao potencializar os resultados dos anúncios online (tráfego pago) com o tráfego orgânico. Você terá, aliados, tráfego orgânico e tráfego pago para impulsionar suas vendas da melhor maneira possível!

Mas, atenção: se não puder investir nos dois agora, invista nos anúncios.

É praticamente impossível navegar na internet sem ver um anúncio

Dessa forma, é necessário se informar melhor sobre isso e começar a considerar anunciar lá desde já.

É por isso que fiz esse artigo, não é?

 

Diferentes livros vistos de frente.

O que eu preciso fazer para dar certo no Google?

Bom, vamos lá: Para sua ideia dar certo, independente do canal, você precisa ser bom em vendas, OK?

Portanto, na internet não seria diferente, não é? Você também precisa ser bom em vendas. Porém, de uma perspectiva um tanto quanto diferente: para ser bom em vendas no online, você precisa aparecer no topo das buscas, para que o cliente te encontre, tu possa oferecer seu produto ou serviço e a sua mensagem possa impactar mais pessoas. Esse é o principal motivo pelo qual você deve anunciar no Google – a ferramenta número #1 em vendas.

Como aparecer no topo das buscas?

De acordo com o melhor profissional de Google Ads do Brasil, o gestor de tráfego Tiago Tessman, é preciso ter duas habilidades principais se quiser aparecer no topo das buscas.

Elas são baseadas em dois pilares do Marketing digital: Tráfego e Conversão.

Olha só:

  • Tráfego

É sobre a habilidade que você tem de atrair e colocar pessoas no seu site: pode ser por conteúdos das redes sociais, por anúncios, etc. Porém, através de anúncios é a forma mais rápida e fácil de colocar pessoas no seu site, seja pelas redes sociais, seja pelas ferramentas de buscas.

Ou seja, você paga para as pessoas entrarem no seu site e lá acontece a conversão, que é o próximo tópico.

  • Conversão

É sobre a habilidade de transformar visitantes em dinheiro. Não é todo mundo que entra no seu site e compra de você. Dessa forma, quanto mais pessoas entrarem, mais você terá chances de vender. Quanto mais converter, mais dinheiro você faz, certo?

  • Bônus

A título de curiosidade, você pode aumentar o que a gente chama de taxa de conversão para ter melhores resultados. Como fazer isso?

Você precisa:

  • Reestruturar a sua oferta, para que ela fique irresistível aos olhos do potencial cliente;
  • Investir em uma comunicação persuasiva (copywriting), para que você incentive seu potencial cliente a tomar uma atitude no seu site;
  • Investir na construção do seu site, de forma que ele seja rápido e responsivo.

Quais erros devo evitar?

Para você começar a ter resultados no online com ajuda de um bom tráfego, você precisa evitar alguns erros. São eles:

  • Pensar em desistir

Tire do seu dicionário a palavra “desistir”: esqueça que essa palavra existe.

Quando se fala em conquistar coisas grandiosas na vida, a desistência não pode estar presente.

E, na ferramenta objeto deste artigo, você precisa de um tempo utilizando e fazendo vendas para que o algoritmo entenda melhor quem são seus potenciais clientes.

Os primeiros resultados podem ser ruins, mas é na persistência que está a chave para o sucesso.

Execute, analise, corrija e persista até atingir seus resultados.

  • Ficar parado enquanto acredita não saber de tudo

A evolução começa com pequenas ações. É preciso começar para, só assim, pensar em grandes resultados. É igual aquela metáfora: um milhão multiplicado por zero é zero.

Portanto, a sua ação precisa ser no mínimo 1. Saia da estaca zero e aja.

  • Não ter metas realistas, bem definidas, baseadas em cálculos

Se você não tem metas definidas, factíveis, você não tem clareza, não sabe onde quer chegar e não sabe se os resultados estão bons ou ruins. Dessa forma, você também não sabe por onde começar a melhorar.

Quando se fala no Google, há duas metas para as quais você precisa se atentar:

CPA (Custo por Aquisição), que se divide em vendas e leads, e QtD (Quantidade diária), que é a quantidade diária de vendas ou de leads que você deseja ter baseada no custo por aquisição– essa meta corresponde ao volume desejado de vendas ou de leads.

CPA de Vendas:

Quanto você está disposto a pagar para gerar uma venda?

Você encontra o CPA ao reunir informações como: preço de venda; custos que você tem para gerar uma venda e lucro líquido que você gera.

Tu está começando, então deve estipular um valor factível e mais adiante começar a endurecer as metas, certo?

Digamos que o preço de venda do seu produto é R$ 300,00 e seus custos são R$ 200,00. Dessa maneira, seu lucro líquido é R$ 100,00. Você já vai entender:

Dividindo seu lucro líquido por 2, você tem R$ 50,00. Se você investir R$ 50,00 e retornar R$ 100,00, é um bom negócio para você, certo?

Não há outro investimento em que você ganhe 100% em questão de minutos.

  • CPA de Leads:

Quanto você está disposto a pagar para gerar um lead?

Digamos que seu valor ideal é R$ 50,00 e que você precisa de 10 leads para gerar uma venda.

Assim, você divide o primeiro pelo segundo e encontra R$ 5,00 de meta:

A cada R$ 5,00 que tu investe no Google, precisa gerar um lead, porque a cada 10 leads gera uma venda.

Dessa forma, analisando se você está vendendo ou gerando leads adequadamente de acordo com o seu objetivo, tu consegue visualizar se está sendo um bom vendedor ou precisa melhorar essa habilidade.

  • QtD – Quantidade Diária:

Qual é o volume de vendas, ou volume de leads de que você precisa?

Digamos que a cada R$ 4,00 você precise gerar 1 lead (é o CPA) e você quer 5 leads por dia.

Tu multiplica um dado pelo outro e encontra a quantia que deverá investir por dia para obter esses resultados (é o QtD). Ou seja, a quantia é R$ 20,00.

Tranquilo de calcular, não é?

Tu precisa saber fazer esses cálculos que mostrei brevemente por aqui, porque tu vai acompanhar teus resultados no Google diariamente, de forma que, se hoje já obteve resultados, amanhã irá exigir mais de si mesmo e investir mais nos anúncios – e assim por diante.

Legal, não é? Será uma evolução diária.

Agora que tu já tem uma visão geral sobre o assunto e, principalmente, já não é mais a mesma pessoa que era quando começou a ler este artigo, eu finalizo esse nosso papo te dizendo qual é o momento certo de começar a investir nessa grande ferramenta:

O momento certo é exatamente agora!

A hora é agora. O mundo está voltado para o digital. As pessoas estão todas voltadas para seus celulares, utilizando Youtube, aplicativos, ferramentas como o Google – e tudo isso está gerando um grande movimento de transformação digital em todos os ambientes em que vivemos – o que vai aumentar a demanda e deixar tudo mais caro!

Calma. Ainda é barato anunciar no Google: por menos de um hamburguinho você pode começar. Portanto, aproveite o momento, não deixe para depois, porque depois pode ser mais doloroso o percurso.

A propósito: se precisar, me chame, viu!

Foi um prazer a nossa conversa. Agora comenta o que você achou do post e até mais!

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