Instagram: uma rede social, infinitas possibilidades.

Olá, querido(a) leitor! Seja muito bem-vindo!

O assunto de hoje é Instagram, com uma pitada de Facebook.

Brincadeiras à parte, com a leitura deste artigo, você vai descobrir se o Instagram realmente dá certo e por que você precisa estar no Instagram, além de conhecer quais são as possibilidades que ele lhe oferece, o que fazer e como proceder para usufruir dessa ferramenta da melhor forma possível.

Modéstia à parte, o artigo está imperdível. Então, como de costume, pega o cafezinho, o suco ou a bebida de sua preferência e leia o artigo inteiro, porque Instagram significa oportunidade – e entender um pouco mais sobre o funcionamento dessa rede social pode te abrir inúmeras portas!

Feito o combinado, aproveita e não esquece o bloquinho de anotações, hein?

Vamos nessa? Só vamos! Começando com uma pergunta:

Inteligente menina pensativa à frente de um fundo amarelo

O Instagram dá certo mesmo?

Algo lhe diz que o Instagram está dando certo para muita gente?

Já ouviu relatos de pessoas dizendo que o Instagram dá muita grana?

Então aproveite e confira os números que eu trouxe especialmente pra ti sobre essa grande rede social e tire suas próprias conclusões.

  • No mundo, há 4,7 bilhões de pessoas conectadas. Destas, mais de 1 bilhão são usuários ativos do Instagram;
  • O segundo país em número de usuários do Instagram é o Brasil, perdendo apenas para os Estados Unidos;
  • No Brasil, o Instagram está entre as redes sociais mais utilizadas atualmente.
  • Entre os milhões de usuários brasileiros, há inúmeras pessoas fazendo grandes quantias de dinheiro através da rede social. Para saber disso, basta olhar os depoimentos dos usuários.

Mas não é novidade que a rede social faz sucesso de verdade:

  • Só no Brasil, o Instagram tem 118 milhões de usuários;
  • 86,3% dos brasileiros conectados estão no Instagram;
  • 84% entram no Instagram pelo menos uma vez ao dia, segundo pesquisa. Destes, metade entra várias vezes ao dia. E, por sua vez, 11% deixam o Instagram aberto o dia todo;
  • 52% já utilizaram o Instagram para descobrir produtos ou serviços para comprar;
  • 75% já usaram a rede para participar de concursos e promoções;
  • 42% já utilizaram o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresas;
  • 82% seguem alguma marca ou empresa.

Você já sabia disso? Entenda que é possível multiplicar os resultados do seu negócio em 2022 utilizando o Instagram de forma estratégica!

Quer saber mais? Continue lendo.

Mulher vista de lado utilizando seu laptop.

Por que você precisa estar no Instagram?

Confira os motivos pelos quais você precisa estar posicionado estrategicamente no Instagram:

  • Seu potencial cliente usa o Instagram – e a concorrência também

Veja: conforme pesquisas listadas acima, as pessoas usam o Instagram para descobrir produtos e serviços, para fazer reclamações e, também, para participar de promoções. Você precisa estar posicionado estrategicamente no Instagram por diversos motivos, dentre eles: seu concorrente está lá e seu potencial cliente também – ao menos, a chance do seu potencial cliente estar lá é muito maior do que a chance de ele não estar. Pense nisso.

  • Você aparece com frequência para seus potenciais clientes através de anúncios

Entenda: o mecanismo do Instagram é diferente do Google, porque o Instagram é ferramenta de relacionamento. Mas, ainda assim, os anúncios no Instagram somados à natureza da rede social podem te dar vantagem competitiva, se você postar com frequência e consistência, se posicionando na mente do usuário.

  • Você anuncia conteúdos, produtos e serviços de forma segmentada e barata

Preste atenção: o alcance dos anúncios no Instagram é muito alto e barato, principalmente depois que você começa a usar com maior freqüência a ferramenta de anúncios do grupo – o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Mas não é só isso: também existe a opção de segmentar o público de diversas formas – por interesses, dados demográficos, comportamento, etc. É adorável essa tecnologia, não é?

E tem mais:

Tu consegue segmentar os anúncios direcionando–os para potenciais clientes que acabaram não comprando de ti: é a estratégia de Remarketing.

  • As empresas devem estar presentes nas redes sociais – é o que acreditam 79% dos consumidores

Ainda relembrando a pesquisa que deu início ao artigo, 79% dos consumidores também acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas – e ele realmente aproxima – o que nos leva para o próximo motivo.

  • O Instagram facilita a conexão interpessoal em tempo real

Essa troca entre as pessoas é o motivo pelo qual nos relacionamos. O relacionamento interpessoal, por sua vez, é uma poderosa ferramenta de conexão entre as pessoas – ainda que seja pessoa jurídica (empresa) com pessoa física (cliente). E é aí que a rede social se encaixa, ao posicionar a empresa como sendo feita de pessoas, e as pessoas como indivíduos reais, com defeitos, fraquezas e percalços. Tudo em tempo real.

  • Você faz venda direta por inbox

O relacionamento e a conexão favorecem as trocas comerciais de compra e venda, que, no Instagram, acontecem depois de alguns contatos com a empresa ou com a pessoa em questão.

Esses contatos podem ser: visita ao perfil, visualização de stories, comentários – até que inicia uma conversa no chat (inbox) e se cria um ambiente propício para a venda acontecer.

  • Você faz injeção de caixa rápido na empresa

É através do inbox do Instagram que você pode fazer uma injeção de caixa rápido na sua empresa. Inclusive, o Instagram é um facilitador para qualquer tipo de venda: pode ser a venda direta por inbox, pode ser por meio de uma conscientização feita através dos conteúdos postados. Pode ser, também, fazendo lançamentos.

  • Faz vendas através de lançamentos

Lançamento é um processo de vendas em que se entrega conteúdo de valor para a audiência, gera autoridade sobre um determinado assunto; a audiência, por sua vez aumenta e você vende utilizando a escassez: pode ser urgência, vagas limitadas, etc. Portanto, o Instagram te permite criar esse cenário e preparar o terreno para que o lançamento e outros processos de vendas aconteçam.

  • Gera autoridade com a ajuda de conteúdos de valor

Não basta ser um bom profissional. É preciso comunicar que é. 

Nesse sentido, o Instagram favorece a entrega de conteúdo de valor para a audiência, que engaja e aumenta o alcance dos conteúdos. Nos conteúdos, você demonstra o quanto domina o assunto, mostra seus resultados e cria conexão com a audiência, que faz retroalimentar esse ciclo de coisas boas.

Viu só? Além de todas essas possibilidades, a rede social também permite firmar parceria com autoridades e construir um negócio de valor, seja prestando serviços, seja oferecendo assinaturas – e por aí vai.

O que é preciso fazer para começar a monetizar o Instagram?

A filosofia de quem trabalha no Instagram se assemelha à filosofia utilizada no funil de vendas. É preciso atrair, engajar e vender:

  • Atrair

Significa chamar atenção mediante uma oportunidade;

  • Engajar

Acontece ao prestar um bom serviço e prometer algo ainda melhor;

  • Vender

Significa ceder o serviço completo mediante pagamento.

Sendo assim:

Como fazer para que esse processo flua da melhor maneira?

Você deve postar conteúdo, distribui-lo com anúncios, se relacionar com a audiência e oferecer produtos e serviços.

  • Postando conteúdo

Segundo Ícaro de Carvalho, copywriter e fundador d’O Novo Mercado, o conteúdo deve seguir uma linha editorial bem definida com tópicos bem direcionados, como no exemplo:

Redação sobre bastidores: conteúdo humano, próximo, real;

Redação que agrega: autoral, que demonstra expertise;

Redação que congrega: mostra que você resolve problemas;

Redação interna: você é atencioso/amigo, nos comentários de posts e grupos de redes sociais;

Redação privada: você oferece soluções diretamente, ou aquece o contato, mandando para outro post ou artigo, tudo pelo inbox das redes sociais.

Dica: Em cada um desses tópicos, você usará uma personalidade diferente.

  • Distribuindo conteúdo

Aqui é a pitada de Facebook do nosso papo sobre Instagram.

Você pode, sim, trabalhar apenas com Instagram. Porém, como a ferramenta de anúncios fica dentro do Facebook, você precisa ter um perfil pessoal no Facebook e uma Fanpage, que é a conta comercial. Guarde essas informações: perfil pessoal e Fanpage, ambos no Facebook.

Dessa forma, você poderá anunciar e fazer vendas pelo Instagram, mesmo sem ter uma página de vendas.

Para distribuir os conteúdos, você tem diversas opções de segmentação e de objetivos de campanha. Para definir este último da melhor maneira, você precisa refletir qual é o objetivo principal daquele anúncio – isso facilita sua escolha e melhora os resultados.

  • Criando um relacionamento

Esse é o propósito das redes sociais. Então, antes de oferecer produtos, você precisa mostrar seu lado humano: suas falhas, suas dores, suas crenças, do que você não gosta, seus sonhos. Então, você vai conectar e engajar com o público, interagir com quem engaja contigo, conversar com os potenciais clientes e, depois de criar um relacionamento de confiança, você pode pensar em vender soluções ao público. 

  • Vendendo o produto

Aqui, deixo uma sugestão para você sobre como você pode definir o primeiro produto que você irá oferecer, certo?

Crie um produto ou uma oferta genérica, que interesse um grande público e ofereça em altíssima qualidade por um preço baixo. Assim, você tem mais chances de vender e ainda se diferencia da grande massa da concorrência.

Você pode oferecer através do inbox do Instagram seguindo essa dica básica, porque você deve fazer o básico bem feito – e depois ir evoluindo.

  • Fazendo Remarketing

Com o próprio Gerenciador de Anúncios, você pode aparecer novamente para os potenciais clientes que acabaram não comprando de você. Assim sendo, aumenta as chances de um potencial cliente virar um cliente e, depois disso, fica mais fácil vender novamente.

Como começar a monetizar o Instagram?

Você vai começar a ganhar dinheiro no Instagram quando seu perfil for profissional. Dessa forma, siga estas sugestões para transformar seu Instagram em um perfil que vende para você 24/7 – e use hashtags:

  • Tenha uma linha editorial

Linha editorial é o conjunto de temas que você aborda. Você pode dividir em tópicos e depois relacioná-los com cada tipo de conteúdo, como já falamos anteriormente. Exemplo:

Tópicos: Administração (gestão) e de Marketing;

Subtópicos: Organização e processos; Vendas digitais e Comunicação.

  • Invista na aparência do feed

Poste boas fotos e imagens de qualidade, além de vídeos com thumbnails e legendas, bons textos com escrita persuasiva e CTA.

  • Aprenda a fazer stories

Nos vídeos dos stories você deve ser enérgico, rápido, vivo, sem tempo a perder!

Nos textos, poste textos com imagens, abra caixas de perguntas sempre e, entre um conteúdo e outro, independente do formato, crie válvulas de escape através do humor.

  • Tenha destaques nos stories

Nos destaques, conte quem você é e seus resultados, o que você faz e o que te diferencia do resto, por que faz o que faz e direcione o usuário para onde ele deve ir.

Sacou? Depois dessas dicas, você só tem uma coisa a fazer, hein.

Quando é o momento de começar?

Estamos em plena transformação digital pós crise.

Inúmeras pessoas irão adotar o digital como canal principal ou de suporte às suas atividades.

Sendo assim, o quanto antes você começar, melhor para você: quem chega cedo bebe água fresca!

Iniciando agora, você já começa a se posicionar, dá tempo para aprender, errar, corrigir e acertar – e não paga caro por isso.

Esse post te ajudou? Comenta aqui embaixo.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *